segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O REINO DE GANA NOMES;AUGUSTO FRAGA E VITOR SOUZA



  1-De onde vem o nome do reino (Gana)?
  
.O nome do reino vem da forma com que tratavam seu líder, o gana, “senhor do ouro”.

 2- Descreva a localização de Gana. Inserir um mapa.

 O Reino de Gana ficava na região oeste da África, na área que compreende hoje o Mali e o sul da Mauritânia.










 3- Como começaram a superar as dificuldades geográficas?

 As dificuldades geográficas explícitas da região começaram a ser superadas quando as populações da África Subsaariana (ou África negra) passaram a ter contato com a porção norte do continente.

 4- Qual a origem reino de Gana? Quem é soninquê?

O Reino de Gana surgiu por volta do século IV como Estado centralizado. As fronteiras ocidentais seguem a linha do rio Senegal; as orientais perto de Tombuctu; embaixo são delimitadas pelo rio Níger e acima pela linha de Tebferilla. Costuma-se dizer que a origem do Reino de Gana remonta aos soninquês. O soninquê é um povo que habitou o Saara Ocidental antes dessas áreas se desertificarem - antes de Cristo.

5- Quando e como o reino de Gana alcançou a altura de sua

grandeza?

 O Reino de Gana alcançou a altura de sua grandeza durante o reinado de Tenkamenin (1037 – 1075). Através de sua administração cuidadosa do comércio de ouro pelo deserto do Saara na África Ocidental, o império de Tenkamenin floresceu economicamente.

6- Como acontecia a sucessão do trono? Explique.

 Quanto à sucessão ao trono, ela era matrilinear: era o filho da irmã do rei que lhe sucedia. Segundo Ki-Zerbo, o escritor árabe Al Bakri diz que era para assegurar que o sucessor fosse sempre de sangue real, já que seu filho poderia não ser realmente seu filho.

 7- O que faziam quando morria o gana? Explique.

 Quando morria o gana, erguia-se uma grande cabana de madeira para acolher seu corpo. Ali se colocavam suas vestes, suas armas, os objetos que usara para comer e beber, e comida e bebidas.

 8- Quando o reino de Gana começou a sentir os primeiros sinais
de crise?

 O reino de Gana começou a sentir os primeiros sinais de sua crise com o esgotamento das minas de ouro que sustentavam a sua economia. Além disso, após o século VIII, a expansão islâmica ameaçou a estrutura centralizada do governo. Os chamados almorávidas teriam empreendido os conflitos que, em nome de Alá, desestruturaram o Reino de Gana. A partir de então, os reinos de Mali, Sosso e Songai disputariam a região.

 9- Como o reino de Gana foi dividido? Explique.

 Em nome do Islamismo, os berberes, da dinastia dos almorávidas, vindos do Magrebe, atacaram e conquistaram Kumbi Saleh, rompendo a unidade do reino que a partir de então ficou dividido numa parte Norte muçulmana, comandada pelos almorávidas, e uma parte Sul, comandada pelos soninquês, onde se refugiaram os não muçulmanos.

 10- Pesquise sobre as religiões de Gana e escreva explicando.
 
 Religião: Cristianismo, 57,6% (protestantes, 24%, independentes, 15,7%, outros, 12,6%, sem filiação, 5,3%), crenças tradicionais, 22,1%, islamismo, 19,8%, sem religião e ateísmo, 0,5%.

11- Inserir três imagens com legendas sobre gana.


Esses são os Soninquês um povo de Gana


Uma estatua simbólica do povo Soninquê


Tenkaneni foi um gana 

12- Inserir um vídeo do youtube sobre a história de gana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário