segunda-feira, 17 de abril de 2017

ESCRITA CUNEIFORME



NOMES:KEVIN DUARTE,RAFAEL GARCIA 

imagem retrata uma placa de de cerâmica com a escrita cuneiforme 


















ESCRITA CUNEIFORME 



foi desenvolvida pelos sumérios, sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. É juntamente com os hieroglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita, tendo sido criado pelos sumérios por volta de 3 500 a.C.


1 - Como que era feito o material que eram utilizado para fazer a escrita o cuneiforme, e como era utilizado e com quais ferramentas?

O Material Utilizado para fazer a escrita cuneiforme era a argila, a argila é um material natural formado por partículas extremamente pequenas de um ou mais argilo mineral, a argila era manuseado em uma cunha, com uma ferramenta para manusear a argila formando a escrita cuneiforme.


2 - Em que elas são escritas ?

A escrita Cuneiforme eram escritas em pedaços de placas compostas de argila, e depois era cozidas para virar cerâmica.


3 - quando a escrita cuneiforme foi criada?

A escrita Cuneiforme foi criada por volta de 3.500 A.C, pelos povos sumérios.


4 - Por que Surgiu a necessidade de ter a escrita Cuneiforme ?

A escrita surge como necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade que estavam ocorrendo principalmente no Oriente Médio . A primeira forma de escrita registrada nesta localidade é a cuneiforme que evoluiu dos registros de tempo de trabalho


5 - Aonde a escrita cuneiforme foi criada ?

A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha.


palavras chaves:

sumérios : Natural ou habitante dessa antiga região da baixa Mesopotâmia.

cunha : peça de metal ou madeira dura cortada em ângulo agudo, us. para fender pedra ou madeira, bem como para calçar, nivelar ou ajustar objetos.

hieroglifos : Hieróglifo ou hieroglifo é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os egípcios, os hititas, e os maias



os fenicios e a cidade de cartago

victor prestes, jairo  mortaza

csa





cidade de cartago, localizada na africa

1) Os fenincios cotiando o norte da africa fundaram colonias cite 3, porque as colonias se tornaram independentes?
 As colonias são utica, mogador, e cartago, essas colonias se tornaram independentes apos a conquista da fenicina pelos assirios e caldeus

2) Cite a colonia mais famosa na região do norte da africa porque, se tornou a mais importante praça do mediterrâneo por que? 
O cartago se tornou uma das praças principais por causa do comercio marítimo entre o mediterrâneo oriente e ocidente

3) Os fenincios são conhecidos por que, oque guiava-los? 
Os fenincios são grandes navegadores de cabotagem, viajando tanto de dia quanto de noite

4) Os fenincios eram famosos por qual pratica, como era sua organização social? 
os fenincios são conhecidos pelo comercio a longa distancia e longa escala sua organização é pouca conhecida mas, indícios mostram que as cidades fenícias poderiam se apresentar como monarquias hereditárias ou republicas plutocráticas.

5) Quais invensoes fininsoas se destacavam, alem disso foram grandes construtores de que? 
Se destacaram os finos tecidos em cor purpura fabricados com um corante extraído do morex, foram grandes construtores navais, grades artesoes.


palavras chaves

cartago: é uma cidade localizada no norte da africa
finincios: é um povo comerciante
comercio: longa distancia e longa escala

Os sumarios




Endric, Peterson e Maurício. A1
CSA
  
Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. O motivo da sua chegada ainda é ignorado, mas provavelmente tenha sido a falta de comida e água, já que os Sumérios viviam como nômades vagando pelo Planalto do Irã e no alto dos Montes Zagros. Além da água e comida encontradas em abundância na região, outro fator que explica a sedentarização dos Sumérios era a segurança com que viviam na Mesopotâmia, pois aquela área é cercada por algumas cadeias montanhosas ao norte e à oeste, pelo Golfo Pérsico ao sudoeste, e pelo deserto da Síria ao sul e leste. Isso os dava uma grande proteção a ataques de outros povos que viviam nas proximidades dali. 
O povo responsável pelos primeiros templos e palácios monumentais, pela fundação das primeiras cidades-estado e provavelmente pela invenção da escrita (tudo no período de 3100 a 3000 a.C.) são os Sumérios. Os primeiros sinais escritos são pictográficos, de modo que podem ser lidos em qualquer idioma e não se pode inferir de que idioma eles vieram especificamente. Um pictograma para flecha, por exemplo, quer dizer flecha em qualquer idioma. Alguns séculos mais tarde, entretanto, estes sinais foram usados para representar valores fonéticos sumérios e palavras sumérias. O pictograma para uma flecha passa a ser usado para representar 'ti', a palavra suméria para flecha, e também para o som fonético 'ti' em palavras não relacionadas com flecha. Portanto, em geral supõem-se que os sumérios foram também responsáveis pelos sinais pictográficos, possivelmente com grande influência dos elamitas. Se os sumérios não são aqueles que na realidade inventaram a escrita, então no mínimo eles são responsáveis por rapidamente adotar e expandir a invenção da escrita para servir às suas necessidades de contabilidade (as primeiras tabelas são predominantemente de natureza econômica). O nome Suméria é derivado do nome babilônico para Sul da Babilônia. Os sumérios chamavam seu país de 'ken.gi(r)' - terra civilizada - seu idioma 'eme.gir' e a si mesmos chamavam de 'sag.gi 6.ga' - de cabeças escuras. O idioma sumério não é semítico, sendo uma linguagem aglutinante, como finlandês e japonês. Ou seja, este termo designa uma tipologia de idiomas que contrasta com linguagens de inflexão, como os idiomas indo-europeus.Numa linguagem aglutinante (ou aglutinativa), as palavras do idioma são compostas por elos que se combinam entre si, em geral em seqüências bastante longas. Em idiomas de inflexão, o elemento básico (raiz) da palavra pode variar, daí ser chamado de inflexão. 
Sumério não tem relação conhecida com qualquer outro idioma. Parece haver uma relação remota com os idiomas dravídicos (como o falado pelos Tamis no Sul da Índia). Há evidências de que idiomas dravídicos eram falados no Norte da Índia, tendo sido deslocados pelos invasores indo-europeus ao redor de 1500 a.C.. O termo 'de cabeça escura' pode significar que os sumérios tenham sido um ramo daqueles que moram hoje no sul da Índia. 
Podemos citar como invenções Sumérias/Elamitas os selos cilíndricos. Selos cilíndricos são pequenos cilindros de pedra (entre 2 e 6 cm) esculpidos com desenhos em entalhe. O cilindro era rolado sobre tábuas de argila, envelopes, cerâmicas e tijolos, para marcar ou identificá-los. Seu uso coincide com o início do uso de tábuas escritas de argila ao final do Quarto Milênio a.C. até o final do Primeiro Milênio a.C.. Tais selos eram usados como assinatura, confirmação de recebimento, ou para marcar blocos de construção.

Perguntas:


1: Onde os sumerios habitavam? 

 Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia
2: O que são sumerios?
sumérios, que foram a primeira civilização a estabelecer-se na Baixa Mesopotâmia, mais especificamente na cidade de Susa, à leste do vale. Nessa região os sumérios construíram uma cultura admirável e suas descobertas serviram como base para diversos povos da Antigüidade.

3: Quais são os rios que banham a Mesopotâmia?

Os rios Tigre e Eufrates.

4: De que os sumerios chamavam seu país e sua língua?

Os sumérios chamavam seu país de 'ken.gi(r)' - terra civilizada - seu idioma 'eme.gir' e a si mesmos chamavam de 'sag.gi 6.ga' - de cabeças escuras.

5: Quais eram os seus idiomas? 

O idioma sumério não é semítico, sendo uma linguagem aglutinante, como finlandês e japonês. Ou seja, este termo designa uma tipologia de idiomas que contrasta com linguagens de inflexão, como os idiomas indo-europeus.Numa linguagem aglutinante (ou aglutinativa), as palavras do idioma são compostas por elos que se combinam entre si, em geral em seqüências bastante longas. 

Palavras-chaves:

A) Síria: Oficialmente República Árabe da Síria, é um país localizado na Ásia Ocidental.

B) Babilônia: Capital da antiga Suméria e Acádia, no sul da Mesopotâmia.

C) Golfo Pérsico: golfo Pérsico é um golfo localizado no Médio Oriente, como um braço do mar da Arábia, entre a península da Arábia e o Irã. Trata-se de um mar interior com cerca de 233 000 km².
         

Os Persas e a Estrada Real

Mileni e Juliana A1
CEA




Ruínas da Cidade de Sardes. Depois da conquista da Lídia pelos

persas, em 543 a.C., Sardes foi a capital ocidental do Império Persa.
Em Sardes começava a Estrada Real que conduzia à capital persa de Susa.

As ruínas estão localizadas às margens do rio Pactolo, onde hoje é a Turquia.



Perguntas:
1) Quem foi Ciro II, e o que ele fez ? 

Se tornou rei dos Persas e fundou a dinastia Aquemênida, revoltando-se contra domínio dos medos e iniciando uma série de conquistas com vistas à expansão do império, após submeter a Lídia, Ciro conquistou a Babilônia, a Síria e a Palestina, territórios que os persas passaram a dominar.



2) O que o Império Persa representou? 

Representou um grande esforço de unificação política de um amplo território habitado por diferentes povos. Governado por um rei, representes dos deuses, o império foi dividido em satrapias, onde postos de defesa e coleta de impostos foram instalados.

3) Como era a Estrada Real?

Media perto de 2400 quilômetros de comprimento e cortava o império, unindo Sardes, nas proximidades do Mar Egeu, ao Palácio de Susa, no Golfo Pérsico. A segurança da estrada era garantida por um constante patrulha imperial e possuía  mais de 100 postos, onde mensageiros reais faziam a troca de cavalos e passavam o correi.


4)Qual o objetivo da criação da Estrada Real no Império Persa?


A Estrada Real Persa foi uma antiga via construída pelo imperador aquemênida Dario I no século V a.C. Dario construiu a estrada para proporcionar uma comunicação rápida por todo seu grande império, desde Susa até Sardes. Os mensageiros poderiam percorrer 2.699 km em sete dias.

5) Para que contribuíram os contatos comerciais?

Contribuíram também para a fixação de padrões monetários, pesos e medidas e para a expansão do aramaico, língua comum do vasto Império Persa. Assimilando muitos aspectos da cultura dos povos conquistados, a arte persa tornou-se essencialmente eclética, já que realizava um intensa mistura de estilos.


Palavras-Chave:
Satrapias - Era o nome dado aos governadores das províncias, chamadas satrapias, nos antigos impérios Aquemênida e Sassânida da Pérsia.

Eclética - É aquele que é partidário de diversas formas de conduta ou opinião.

Golfo - Trata-se de uma parte do oceano que entra na superfície terrestre.















O Zigurate

                                                            Os Zigurates
                   Nomes:Anderson,Augusto e Vitor Souza. Turma- A1
csa




               O zigurate é uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios.


                                                       Perguntas:


1-Por que os Zigurates eram importantes para os mesopotâmicos?

 Os Zigurates tinham uma função religiosa muito importante: Serviam de morada para os deuses,que serviam como observação das enchentes dos rios Tigre e Eufrates.

2-Porque a maior parte dos Zigurates desapareceu?

 Porque foram construídos com tijolos de barro cozidos ao sol.


3-Cite 3 Zigurates conhecidos:

Templo branco,Torre de Babel e Marduque.

4- Qual o Zigurate conhecido mais antigo?

Templo Branco

5- Do que eram feito os Zigurates?

O centro do zigurate era feito de tijolos queimados, muito mais resistentes, enquanto o exterior da construção mostrava adornos de tijolos cozidos ao Sol.


                                                           
                                                 Palavras Chaves

    Deuses:Divindade do culto pagão ou de qualquer religião não derivada do mosaísmo.

   Torre de Babel:A Torre de Babel é uma torre mencionada no Livro do Gênesis da Bíblia que teria sido construída por descendentes de Noé após o Dilúvio.

    Sumérios:História dos Sumérios, Suméria, Mesopotâmia, cultura, civilização, escrita cuneiforme. Os sumérios desenvolveram sua civilização na região sul da Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigre.

MOISÉS E O ÊXODO HEBREU

Nome:joão lazaro Alves,Tauane de souza ramos
cea
1)

As consoantes hebraicas Yod (Y) Eh (H) Vav (V ou W) Eh (H), ou Yahweh, na
Catedral de Winchester. 
YHWH é chamado o Tetragrammaton, significado do
grego "quatro letras". Os escribas de masoréticos omitiram as vogais, assim
ninguém pronunciaria este Nome Santo. (Jeová se tornou uma pronunciação
popular no 16º século por tradutores alemães, embora não há nenhum som "J" no Hebraico).
O Mishnah estabeleceu a regra "No santuário, o nome de Deus será pronunciado
na Benção Sacerdotal como é escrito: 
YHVNH, mas fora do santuário deve ser 
parafraseado e pronunciado como Adonises.


2)1-Na Consagração dos sacerdotes,em quais partes do corpo deles era colocado parte do sangue do carneiro que era sacrificado?Na orelha direita,no dedo polegar da mão direita e no dedo polegar do pé direito




2-Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas?

A diáspora hebraica não ocorreu em razão da organização social e econômica baseada na propriedade de terras (inclusive, durante uma boa parte da constituição enquanto civilização, os hebreus eram seminômades), mas por esse povo ter sido submetido ao domínio de outras civilizações, como a babilônica e, posteriormente, a romana e a árabe.



3-Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou

Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2)
Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)?

Os textos proféticos do Antigo Testamento, além de guardarem consigo, segundo a tradição judaico-cristã, o anúncio da vinda do Messias, também revelam muitos aspectos do contexto histórico que permeava a vida dos hebreus daquele período. O trecho em questão evidencia a crítica do profeta Isaías àqueles que se enriqueceram às custas da população camponeses
4-Na tradição muçulmana, há uma narrativa que associa o povo árabe ao patriarca Abraão e, de igual modo, entre os hebreus também há esse vínculo direto. Nos dois casos, o vínculo é sanguíneo e remete aos filhos do referido patriarca, que eram ?

segundo a tradição hebraica, o filho de Abraão com sua esposa, Sara, chamado Isaque, fundou a descendência que daria origem à linhagem do “povo eleito”, o povo de Israel. Na tradição árabe islâmica, Ismael, filho de Abraão com a escrava de Sara, chamada Agar, teria dado origem às linhagens de povos árabes, habitantes do deserto


5-O termo semita é comumente usado para referir-se aos hebreus (ou judeus), tal como o termo antissemita é usado para qualificar o tipo de discurso ou ideia pessoal que tem por objetivo hostilizar a cultura hebraica. A origem desse termo, segundo a tradição hebraica, remete à figura de?

Sem, segundo o Gênesis, era um dos três filhos de Noé (sendo os outros dois Cam e Jafé). Segundo a tradição hebraica, foi de Sem que derivou a linhagem do “Povo eleito”. Ele teria sido o filho abençoado de Noé que deu origem à linhagem que conduziu o povo de Deus à “Terra Prometida”.

                   Significados de palavras chaves
CLÃS-Clã é um grupo de pessoas unidas por parentesco, que é definido pela existência de um ancestral em comum. Clã significa crianças em gaélico escocês, também chamada de clannad, que significa família. O clã não precisa ser de parentes de sangue, especificamente, o valor principal é terem laços simbólicos.
HEBREUS-Os hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da antiguidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio?, isto é, do rio Eufrates.
CANANEUS-Cananeus ou canaanitas (em hebraico: כנענים, transl. Kna'anim, hebraico tiberiano Kənaʻănîm), segundo a Bíblia, teriam sido uma das sete divisões étnicas ou "nações" expulsas pelos israelitas após o Êxodo (outras destas nações foram os hititas, girgaseus, amoritas, perisitas, hivitas e os jebusitas (Deuteronômio, 7:1).