sexta-feira, 2 de junho de 2017

O REINO MÉDIO - RAFAEL DA SILVA SILVEIRA


O REINO MÉDIO


1- Qual a localização do Egito? O que afirmou o historiador Heródoto? Pág. 83

O Egito,localizado no nordeste do continente africano,constitui-se em umas das mais importantes sociedades surgidas no Neolítico.O historiador grego Heródoto afirmou:''O Egito é um presente do Nilo''.


2- O que eram os nomos? Como as pessoas viviam? ? pág. 83



Os nomos,as primeiras aldeias sedentárias do Egito.Vivendo da caça, da pesca, da criação de aves, cabras e ovelhas e, sobretudo, do cultivo de cereais,linho, legumes,frutas e verduras, os nomos ocuparam o vale e o Delta Nilo.


3- O que impôs o aproveitamento das águas do rio Nilo? Pág. 83 e 84



Impôs aos egípcios a necessidade de se organizarem, Reservatórios e canais de irrigação exigiram o trabalho coletivo dirigidos pelos primeiros chefes das aldeias, os nomarcas.




4- Realize um resumo de no mínimo 15 linhas do capitulo que pegou.



O enunciado geral para o período chamado de Reino Médio é que o Estado faraônico voltou a ser um Estado unificado. O que fica em aberto é a questão da nomenclatura a ser usada para aquilo que foi reunificado. Como devemos denominar a situação do Egito que antecedeu tal reunificação. Para tanto temos que voltar a questão tratada anteriormente, ou seja, como devemos caracterizar o 1º Período Intermediário. Dois conceitos estão disponíveis. Um é o de Estados feudais, analisado atrás. O outro é o de Reinos Confederados. A diferença entre os dois não é apenas uma questão de semântica. 
A adoção do primeiro conceito – Estados feudais – induz a se pensar que a reunificação se processou a partir de um conjunto de Estados autônomos. De quantos Dez,Vinte, De 42, que eram os nomos do Antigo Reino,Ninguém se arrisca a dizer. Estados independentes, igualmente desprovidos de recursos, voltados para dentro, sem grandes atividades mercantis. Claro que isso não é dito, mas fica implícito no uso do conceito, pois, afinal, feudalismo é isso. Esse é o conceito, como também já se viu, largamente utilizado.A adoção do outro termo – Reinos Confederados –, que alguns egiptólogos estão começando a usar (mas que ainda não está consagrado nos manuais disponíveis) tem a vantagem de escapar da noção de unidades fechadas, desprovidas de recursos e desinteressadas no comércio. Outra vantagem dessa noção é que ela induz a se pensar num número menor de organizações, já que o conceito “confederação” implica na ideia de uma associação de Estados, autônomos em algumas coisas, mas subordinados a um Estado maior, a um Estado líder, em outras

5- Faça a referência do livro acima.

NOME:Arnoldo Walter Doberstein,TITULO: O EGITO ANTIGO, LOCAL:Porto Alegre, ANO 2010
EDITORA: Edipucrs




6- Recomendar e comentar um livro sobre o antigo Egito. Utilizando o Google livros.


E uma boa ideia ler o livro EGITO de  SIMONETT CRESCIMBENE. Pois e um livro muito bom por que fala do surgimento e também que o Egito e a terra dos  faraós terra de Ptolomeu,lar de Cleópatra. com essas palavras máxime do campé começou seu livro Egito,núbia,primeiros livros de viagens ilustrado a apesentar aos leitores franceses de meados do seculo XIX ávidos por uma contemplação romântica as imagens dos faluchos brancos com velas graciosamente salientes das enormes ruínas cor de areia dos bosques de palmeiras e da poeira sem fim. 



7- Recomendar um filme ou documentário sobre o Egito Antigo. Usando o YouTube.

Assassinatos, tramas de roubos, desvios sexuais. Essas não são manchetes de hoje, são os primeiros escândalos registrados nos antigos hieróglifos egípcios. "Eles viviam como nós, tinham as mesmas esperanças, temores, ganância, luxúrias, sentimentos adúlteros". Mas tanto na época como agora, mas comportamento tinha consequências. São contos raros que expõem a Terra dos Faraós como nunca se viu. Esses são os escândalos do mundo antigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário