Cardiologia - Nayra Sousa
1- Profissão
Cardiologista
2- O que faz
O Cardiologista é o médico profissional responsável por se ocupar do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.
O cardiologista também se dedica à reabilitação dos pacientes. É de sua responsabilidade o aconselhamento para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a mudança de comportamentos considerados prejudiciais.
A Cardiologia tem evoluído muito nos últimos anos. O aprofundamento dos estudos, pesquisas e práticas desta profissão já levaram ao reconhecimento de algumas subespecialidades na área, como:
- Arritmias e Eletrofisiologia Clínica
- Cardiologia Pediátrica
- Cardiopatias Isquêmicas
- Ecocardiografia
- Ergometria e Reabilitação
- Hemodinâmica e Angiocardiografia
- Hipertensão Arterial
- Valvopatias
3- Mercado de trabalho
O esforço ao longo da graduação em Medicina e especialização em Cardiologia é recompensado na hora de buscar uma colocação no mercado.
Quem se forma em Medicina encontra trabalho com facilidade em todas as regiões do Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou em relatório recente que a Medicina é a carreira que apresenta a maior taxa de ocupação e a melhor remuneração no País.
A Cardiologia é uma especialidade bastante promissora. As doenças cardíacas estão entre as causas mais comuns de morte no mundo. No Brasil, o mercado de trabalho para este profissional é considerado amplo, com boas oportunidades de emprego tanto em hospitais públicos e privados quanto em clínicas especializadas.
4- Curso
Se você pretende se tornar médico cardiologista, deve se preparar para estudar bastante por um bom tempo. Primeiro, é preciso se formar em Medicina e depois se especializar em Cardiologia. A duração do curso de Medicina é de seis anos. A especialização em Cardiologia dura, em média, dois anos.
A formação é presencial e tem carga horária puxada. Além do estudo de disciplinas bem específicas, como Ecocardiografia e Angiologia, ela envolve uma atuação prática frequente. Ao longo do curso são constantes as atividades em hospitais, enfermarias, ambulatórios, UTIs e laboratórios.
As disciplinas da especialização em Cardiologia podem variar de acordo com a ênfase de cada programa. Entre as matérias mais comuns estão:
- História Clínica
- Exame Físico
- Arritmologia
- Radiologia
- Bioética
- Bioestatística
- Ecocardiografia
- Cirurgia Cardiovascular
- Medicina Intensiva
- Psicologia Básica
- Doenças Cardíacas
- Angiologia
- Semiologia e Diagnóstico Geral
- Anatomia do Sistema Circulatório
5- O que pode fazer
Realizar consulta com o paciente realizar entrevista e conhecer o paciente (seus costumes, alimentação, doenças congênitas, histórico familiar, etc) realizar os exames e testes físicos realizar o pedido de exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, etc. analisar o resultado dos exames diagnosticar possíveis disfunções analisar junto à uma equipe de cirurgia cardiovascular a condição do paciente, caso se faça necessária uma intervenção cirúrgica conversar com o paciente, explicar sua situação de saúde e indicar a ele mudanças necessárias para a promoção do bem-estar como uma DIETA mais rigorosa, a realização de exercícios, de exames periódicos, etc. conversar com a o paciente que será operado, se for o caso, e com sua família explicando a intervenção cirúrgica, a razão de sua necessidade e as conseqüências e cuidados que devem ser tomados em alguns casos, encaminhar o paciente ao departamento responsável pelos transplantes de órgãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário