segunda-feira, 23 de maio de 2016

CINEMA E AUDIOVISUAL- Évelyn Andrade Mugnol





Profissão

Cineasta , mas também pode receber o nome de realizador audiovisual




O que faz o profissional desta área? 
Elabora e produz filmes e vídeos artísticos, institucionais , documentais , jornalísticos ,publicitários para veiculação em cinema, TV, internet ou circuito fechado. Pode se encarregar do roteiro, do figurino, da cenografia,sonorização, iluminação ou edição. Dirige ensaios, atores e filmagens ,Em emissoras de TV, monta a programação, edita e dirige programas, contrata equipes de produção e seleção do elenco . Pode, ainda, trabalhar na captação de recursos para a produção. O licenciado leciona a disciplina em cursos livres e elabora projetos pedagógicos audiovisuais para escolas, museus e centros culturais.





Como é o mercado de trabalho?




A produção audiovisual brasileira tem crescido nos últimos anos. Essa alta se deve à obrigatoriedade imposta por lei às emissoras de Tv por assinatura de apresentar uma cota mínima de programas feitos no Brasil. O profissional tem também a possibilidade de atuar em empresas que elaboram conteúdo para mídia indoor(anúncio em forma de cartaz, painel etc., exposto em ambiente fechado.) , como as televisões instaladas em ônibus, trens de metrô, salas de espera e elevadores de prédios comerciais. As melhores oportunidades estão na Região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mas há boas perspectivas nas demais grandes capitais, como Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.



Atributos do Profissional: Criatividade, Liderança e Comunicação

Salário Médio: R$ 1713,00


Como é o curso ?




No bacharelado, o aluno tem disciplinas de direção, documentação, redação do roteiro, linguagem cinematográfica, montagem, fotografa e som. Disciplinas teóricas, como história do cinema, alternam-se a aulas técnicas de gerenciamento e produção. A maior parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios de fotografia, montagem e sonorização. O estágio, bem como o trabalho de conclusão de curso, é obrigatório. Em algumas escolas, curso é uma habilitação de Comunicação Social, por isso, além das disciplinas específicas, o aluno estuda comunicação, cultura e sociedade e teoria da comunicação.
Habilitação: Bacharel em Cinematografia

Duração do Curso: 4 anos
Área: Comunicação e Informação


O que este profissional pode fazer?



Animação


Criar imagens usando elementos diversos, como desenho, fotografa, massa de modelar, papel e computação gráfica.


Captação de som

Escolher os equipamentos e microfones e tratar acusticamente a locação.

Direção

Coordenar a execução de um filme (ou, como assistente, ajudar o diretor), da aprovação do roteiro e da escolha do elenco até o planejamento da produção, a definição da iluminação, dos figurinos e a edição das cenas.

Direção de arte

Definir os aspectos visuais de um filme, escolhendo com o diretor as cores, os espaços e os ambientes das cenas. Coordenar o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores, para garantir uniformidade às cenas.

Edição de som

Criar, mixar e editar trilhas sonoras e sons de filmes ou vídeos.

Fotografia

Planejar a iluminação das cenas a serem filmadas, a fim de transmitir as ideias e as emoções e o clima definidos no roteiro e pelo diretor.

Montagem (edição)

Selecionar e juntar as cenas rodadas para ordenar a narrativa e dar unidade ao filme ou ao vídeo.

Produção

Planejar, organizar e executar as ações necessárias para a filmagem, da captação de recursos à contratação de diretores, atores, técnicos e pessoal de apoio.

Roteiro

Adaptar ou escrever histórias originais para a filmagem.
Sonorização
Gravar, mixar e editar a trilha sonora do filme, como ruídos e música.

Técnica

Operar os equipamentos de filmagem, gravação, iluminação, edição e fotografia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário