segunda-feira, 23 de maio de 2016

                Psiquiatria- Nayra Sousa

1- Profissão

Psiquiatra 

2- O que faz

 É um médico de formação que se especializou na identificação, diagnóstico e tratamento medicamentoso das desordens mentais. É um profissional fundamental no tratamento de desordens mentais severas tais como, esquizofrenia, autismo, transtornos de humor, etc.  O Psiquiatra orienta-se fundamentalmente ao diagnóstico e tratamento dos distúrbios mentais, quase sempre se apoiando em prescrição de medicamentos como ansiolíticos, antidepressivos, estabilizadores de humor. Pode também buscar ampliar sua atuação em processos psicoterapêuticos com maiores conhecimentos de teorias e técnicas de intervenção sobre a dinâmica do funcionamento mental, por meio de formação complementar em psicanálise, teorias fenomenológicas ou comportamentais.

3- Mercado de trabalho

O Brasil sofre uma grande carência de Psiquiatras, apesar dos bons salários oferecidos na área. As doenças mentais, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP),  estão entre as maiores causas de atendimentos de urgência no País. A ABP estima ainda que cerca de 20% da população mundial pode sofrer alguma enfermidade mental ao longo da vida, ou seja o campo para este profissional é amplo e deve aumentar ainda mais nos próximos anos.
Os médicos psiquiatras não têm um salário mínimo profissional ou piso salarial único com validade em todo o País.

4- Curso

  Você precisa fazer faculdade de medicina. O curso de medicina dura 6 anos (há propostas ainda vagas para que o curso aumente para pelo menos 8 anos).
Durante o 5 e 6 anos (os dois últimos) é considerado o internato médico, ou seja, é o período em que se realizam os plantões (coordenados por preceptores e residentes) e é nesse período que temos um contato maior com uma rotina médica de atendimentos.
Quando você conclui o 6* ano sai formado como um clínico geral e com o CRM pode fazer plantões e clinicar. Mas só com o tempo vem mais experiência.
Agora, concluído o 6* ano você vai prestar uma prova para fazer residência médica (tão concorrida quanto entrar no curso de medicina ).
No caso de Psiquiatria você fará 3 anos de residência médica e então receberá o título de especialista prestando a prova realizada no congresso brasileiro de psiquiatria.
Se você quiser fazer uma especialização dentro da psiquiatria ( por exemplo, psiquiatria infantil ou outra ), então terá que fazer mais 1 ou 2 anos.
Como vê são pelo menos 10 anos, sem contar a probabilidade de cusrinho. Mas vale a pena, pois é muito satisfatório.
  O bom psiquiatra exerce um trabalho parecido com o do psicólogo ou do psicanalista no sentido de não ficar apenas receitando remédicamentos, os bons médicos sabem disso. Claro que só médicos podem prescrevê-los, mas muitas vezes a solução está em questões mais estudadas pela psicologia ou psicanalise e não têm nada a ver com remédios,muitas vezes não são necessários, ou seja nesse caso o poder de prescrevê-los não influência em nada. ( os psicólogos estudam 5 anos a mente humana, os psiquiatras 5 anos o corpo inteiro, para depois começarem a estudar a mente humana). Não existe melhor ou pior, são diferentes e compartilham a mesma missão: Buscar a saúde mental do paciente, o psiquiatra por meios mais científicos, lida com o funcionamento da mente humana, as questões fisiológicas, já o psicólogo ou o psicanalista lidam mais com reflexões filosóficas( que também são adotadas pelos bons psiquiatras). A psiquiatria é uma categoria médica, e por isso, é preciso cursar medicina e depois se especializar em medico psiquiatra.

5- O que pode fazer

    Psiquiatras são médicos especializados no cuidado da saúde mental por meio do tratamento da doença mental, através do modelo biomédico de abordagem das perturbações psíquicas, incluindo o uso de medicamentos.  Os psiquiatras e os médicos assistentes podem realizar exames físicos, solicitar e interpretar análises laboratoriais, eletroencefalograma (EEG) e exames como Tomografia computadorizada (CT), Ressonância magnética (RM) e PET (Tomografia por emissão de pósitrons). O profissional tem que avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental.
   Alguns psiquiatras especializam-se em certos grupos etários como pedopsiquiatras (especialistas em crianças e adolescentes) e os gerontopsiquiatras (especialistas em problemas psiquiátricos dos idosos). Muitos médicos que redigem laudo de sanidade (tanto em casos civis quanto criminais) são psiquiatras forenses, que também se especializaram no tratamento de criminosos e ou pacientes que apresentam periculosidade.
Associação Brasileira de Psiquiatria reconhece as seguintes subespecialidades em psiquiatria:

  • Psicogeriatria, Psiquiatria da terceira idade ou Gerontopsiquiatria.


6- Imagens








Nenhum comentário:

Postar um comentário