1) Como eram formados e o que realizavam os Hebreus?
Os hebreus eram povos de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da Antigüidade por sua crença religiosa.
2) Como eram liberados os primeiro grupos hebraicos? Explique sobre seu primeiro patriarca
Entre os principais líderes se destacava Abrão, que conforme o relato bíblico seria o responsável por conduzir os hebreus para região de Canaã.
3) Por que os hebreus foram para o Egito? Os egípcios submeteram os hebreus?
O registro histórico mais antigo que se conhece sobre o nome Israel data do ano 1210 a.C., mencionado na Estela de Merneptah (num poema dedicado ao faraó Merneptah), em que o nome não é associado a um local geográfico, mas a um povo.
O Povo de Israel ("Aquele que luta ao lado de Deus") surgiu de grupos nômades que habitavam a Mesopotâmia há cerca de cinco mil anos e que posteriormente rumaram para a região do Levante por volta do ano 2000 a.C.. No fim do século XVII a.C., por motivo de uma grande fome, Israel emigrou ao Egito, onde o governador da época era José, filho de Jacó (Israel). Dentro de um período de quatrocentos anos, com a morte de José e a sucessão do faraó, o Egito com medo do grande crescimento do povo israelita, escravizou Israel.
De acordo com a Bíblia, os egípcios ficaram assustados com o crescimento da população hebréia e temerosos de que eles pudessem fazer uma rebelião para tomar o poder. Por isso começaram a matar os bebês para evitar o aumento da população e depois submeteram os hebreus a trabalhos forçados.
4) O que fez o rei Davi e o que conquistaram?
Davi convocou os israelistas com as palavras dos jebuseus, Davi, profeta de Deus, rei ungido, que batalhava as batalhas de Deus, fora convocado mais uma vez para a batalha. Seus inimigos eram os jebuseus cegos e aleijados. Davi não era inimigo do desvalido, mas os jebuseus o afrontaram dizendo que os incapazes iriam ganhar a guerra contra o recém empossado rei de todo Israel.
5) O que incentivou e ordenou o rei Salomão?
O direito de Salomão ao trono é assegurado mediante ação decidida de sua mãe, do Sumo Sacerdote Zadoque e do profeta Natã, com aprovação do idoso Rei David. Logo que se tornou rei, Salomão eliminou todos os conspiradores e consolidou o seu reinado.
6) Como foi dividido o rei Hebreu?
No ano de 931 a.C. , tendo morrido o grande sábio o Rei Salomão, o Reino de Israel se dividiu em Norte (passou a chamar-se Reino de Israel e Sul (passou a chamar-se Reino de Judá). A mão de ferro que conduzia o reino e mantinha unida as 12 tribos de Israel desapareceu.
7) O que permitiu o rei Ciro da Pérsia? O que os hebreus puderam reconstruir?
a.
Esdras 1–6. O rei Ciro lê seu nome nas profecias de Isaías e se enche de desejo de fazer a vontade do Senhor. Ele liberta os judeus que estavam cativos na Babilônia e os convida a retornarem a Jerusalém e a reconstruírem o templo.
8) Em 131 o que determinou o imperador Adriano? O que foi a diáspora?
O imperador Adriano determinou a destruição de Jerusalém, bem como a expulsão da palestina. A dispersão dos hebreus pelo mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário